Tech

Controvérsia na Microsoft: Produtor sugere IA para apoiar despedidos

Despedimentos massivos na Microsoft desencadeiam polémica após sugestão de executivo da Xbox para que afetados procurem ajuda em Inteligência Artificial.

04/07/2025 15:40
Controvérsia na Microsoft: Produtor sugere IA para apoiar despedidos

Nesta semana, a Microsoft anunciou o corte de cerca de 9 mil postos de trabalho, o que resultou no cancelamento de vários projetos em desenvolvimento nos studios Xbox, além do encerramento de outras subsidiárias.

A notícia gerou descontentamento entre os seguidores da gigante tecnológica, especialmente após a declaração de Matt Turnbull, produtor executivo da divisão Xbox Game Studios, que, através de uma publicação no LinkedIn, sugeriu que os trabalhadores despedidos considerassem o uso de ferramentas de Inteligência Artificial generativa para enfrentar a situação.

Embora a sua intenção pudesse ser ajudar, a recomendação de Turnbull foi mal recebida. A publicação foi posteriormente removida, mas reproduzida por uma página na rede social Bluesky. Na mensagem, ele afirmava: "Estes são tempos difíceis e, se estás a passar por um despedimento ou a preparar-te para um, não estás sozinho e não deves passar por isso sozinho". Contudo, a frase "seria negligente em não dar o melhor conselho" não caiu bem, gerando críticas.

Eric Smith, produtor da Zenimax Online afetado pelos cortes, comentou: "Jesus Cristo, ganha noção", evidenciando a insensibilidade da abordagem. Paul Murphy, outro designer de jogos, acrescentou: "Tenho a certeza que estás a tentar ajudar, mas que raio. Contraste estas pessoas. Pelo menos dá-lhes o respeito que ganharam e assume que tenham a capacidade de escrever os próprios currículos".

A ironia não passou despercebida, uma vez que a Microsoft, ao efectuar estas demissões, procura redirecionar capital para investir em Inteligência Artificial, fazendo a sugestão de Turnbull soar especialmente cruel num momento tão delicado.

#Microsoft #InteligenciaArtificial #Despedimentos