A Comunidade Hindu de Portugal expressou a sua alegria pela eleição do Papa Leão XIV, sublinhando a sua dedicação à justiça social e ao diálogo intercultural.
A Comunidade Hindu de Portugal manifestou hoje a sua satisfação pela escolha do Papa Leão XIV como novo líder da Igreja Católica, destacando que este "encarna um espírito de proximidade, humildade e serviço".
Segundo uma nota do presidente da comunidade, Manuel Mulji, a nomeação foi recebida "com esperança", realçando o percurso missionário de Leão XIV no Peru, onde trabalhou em estreita colaboração com as comunidades mais desfavorecidas e demonstrou um comprometimento genuíno com a justiça social, escutando as necessidades das periferias e promovendo comunidades locais sólidas.
"Reconhecemos e valorizamos como Sua Santidade encarna um verdadeiro espírito de proximidade e serviço", afirmou Mulji, elogiando os esforços do novo Papa em fomentar o diálogo intercultural e inter-religioso junto das comunidades indígenas no Peru, bem como a sua determinação em fortalecer a participação das igrejas locais nas decisões globais.
"Estes valores universais estão alinhados com os princípios do Sanatan Dharma, a filosofia perene do hinduísmo, que acredita serem fundamentais para a construção de um mundo mais justo e harmonioso", acrescentou.
A comunidade hindu enviou votos para que o pontificado de Leão XIV seja "iluminado e inspirador, trazendo benefícios para toda a humanidade". Registaram também que nas suas primeiras declarações o novo Papa expressou o desejo de ter "uma Igreja que seja um lar para todos" e que trabalhe "incansavelmente pela paz e pela justiça".
"Esta visão ressoa profundamente com os nossos princípios e motiva-nos a prosseguir na construção de pontes entre as comunidades", concluiu.
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido para o papado após dois dias de conclave no Vaticano e adotou o nome de Leão XIV. Nascido em Chicago, EUA, tem nacionalidade peruana e faz parte da Ordem de Santo Agostinho. Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que faleceu a 21 de abril, aos 88 anos.