Mundo

Comboios do Caminho de Ferro de Luanda voltam a operar após interdição por surto de cólera

há 18 horas

O Caminho de Ferro de Luanda retoma a circulação de passageiros e carga, após paragem devido ao surto de cólera que afetou a região. Os comboios voltam a ligar Luanda a Luinha a partir de quinta-feira.

Comboios do Caminho de Ferro de Luanda voltam a operar após interdição por surto de cólera

O Caminho de Ferro de Luanda (CFL) anunciou que a circulação de comboios de passageiros e carga será retomada a partir de quinta-feira. Esta ligação entre Luanda e Luinha, na província do Cuanza Norte, tinha sido suspensa devido a um surto de cólera que resultou em mortes na região.

De acordo com um comunicado oficial do CFL, o comboio partirá da estação dos Musseques em Luanda às 06h00 e fará paragens nas estações de Zenza do Itombe, Ndalawi (Beira Alta), Múria e Luinha, retornando de Luinha na sexta-feira às 07h00.

Em março, a situação tornou-se alarmante com a morte de pelo menos 16 pessoas em um único fim de semana no Cuanza Norte, o que levou as autoridades a tomar medidas drásticas, como a suspensão dos serviços de comboios, para evitar a propagação do vírus.

A localidade de Luinha, situada a cerca de 150 quilómetros de Luanda, ficou praticamente isolada devido à cerca sanitária, uma vez que o transporte ferroviário era o seu principal acesso à capital.

Desde o dia 7 de janeiro, Angola já contabilizou 18.420 casos de cólera, resultando em 586 óbitos, com a doença a alastrar-se por 17 das 21 províncias do país.

Tags:
#VoltaAoComboio #SaudePublica #CienciaEMedicina