Cultura

Cheque-livro para Jovens é Prorrogado Até Julho de 2025

há 6 dias

Programa destinado a jovens nascidos em 2005/2006 tem novo prazo até 15 de julho de 2025 para maximizar a adesão face à baixa execução inicial.

Cheque-livro para Jovens é Prorrogado Até Julho de 2025

No âmbito do incentivo à leitura entre os jovens, o Ministério da Cultura decidiu estender o prazo de utilização do cheque-livro, disponível aos nascidos em 2005 e 2006. Originalmente, o prazo encerrava-se hoje, tendo sido emitidos 44.959 cheques (de um total potencial estimado em cerca de 220 mil) e utilizados apenas 34.442, o que corresponde a uma taxa de utilização de 15%.

Segundo a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a execução do programa ficou aquém do esperado, com menos de 20% dos cheques emitidos. A decisão de prorrogá-lo foi motivada pelo facto de muitos potenciais beneficiários ainda estarem no ensino secundário ou pós-secundário, o que permitirá uma maior adesão após o final do ano letivo.

O regulamento, instituído por portaria em março de 2024, previa inicialmente a utilização dos cheques até 30 de setembro de 2024 e, posteriormente, até 23 de abril – alteração resultado dos atrasos na implementação da plataforma de emissão. O programa teve início a 31 de outubro, registando um forte arranque com cerca de 30 mil cheques emitidos no primeiro mês, seguido de um rali menos expressivo entre dezembro e março deste ano.

Em entrevista, o presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), Miguel Pauseiro, admitiu que a iniciativa ficou "aquém das expectativas". Ele assinalou que o valor do cheque-livro (20 euros) se revelou insuficiente para atingir o objetivo de criar hábitos de leitura, sugerindo que um montante próximo dos 100 euros poderia ter um impacto mais significativo. Adicionalmente, destacou a importância de melhorar a comunicação e facilitar o acesso ao benefício, tendo sido identificadas dificuldades operacionais, como a exigência da chave móvel digital.

Com este novo despacho do secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, o programa ganha uma perspetiva renovada, prorrogando o seu prazo até 15 de julho de 2025, na esperança de envolver um maior número de jovens na prática da leitura regular.

Tags:
#InovaçãoCultural #PromoçãoDaLeitura #JovensLeitores