Política

Chega apresenta candidaturas em todos os concelhos com deputados como cabeças de lista

O partido Chega prepara-se para as autárquicas de 12 de outubro, com André Ventura a liderar uma estratégia ambiciosa para conquistar posições em todos os municípios.

03/08/2025 11:45
Chega apresenta candidaturas em todos os concelhos com deputados como cabeças de lista

O partido Chega, sob a liderança de André Ventura, inicia a sua campanha para as autárquicas com a meta de apresentar listas em todos os 308 concelhos de Portugal. Ventura caracteriza estas eleições como uma "prova de fogo" e define como objetivo a conquista de câmaras municipais, após uma performance notável nas últimas autárquicas, onde obteve o quarto lugar a nível nacional.

O Chega vislumbra um crescimento semelhante ao que conseguiu nas últimas eleições, onde se afirmou como a segunda maior força política na Assembleia da República, e obteve representação no Parlamento Europeu, assim como nas assembleias legislativas regionais.

Num movimento inovador, o partido irá colocar todos os seus deputados (exceto Ventura) à frente das listas candidatas aos executivos e assembleias municipais. Este esforço pretende capitalizar a experiência e o conhecimento acumulado pelos parlamentares, trazendo uma abordagem renovada à gestão local, conforme confirmado pela direção autárquica do Chega.

Entre as candidaturas já anunciadas, destaca-se a do líder parlamentar, Pedro Pinto, que está na corrida pela Câmara Municipal de Faro, com o lema "Tornar Faro grande outra vez", numa clara referência à campanha de Donald Trump. Rita Matias, líder da juventude do Chega, disputará a Câmara de Sintra, enquanto Rui Paulo Sousa e Bruno Nunes são os candidatos em Amadora e Loures, respetivamente.

Na capital, Lisboa, o Chega confia em Bruno Mascarenhas, que já possui experiência como deputado municipal. Em 2021, o partido tentara a presidência da Câmara Municipal de Lisboa com Nuno Graciano, mas não conseguiu eleger vereadores.

No Porto, Miguel Côrte-Real, ex-líder do grupo municipal do PSD, é o candidato designado, na esperança de inverter a ausência de representação autárquica observada em 2021.

Em termos de resultados anteriores, o Chega obteve 4,16% dos votos nas autárquicas de 2021, elegeu 19 vereadores em 220 concelhos, mas viu alguns dos seus representantes abandonarem o partido. Com a estratégia agora apresentada, o Chega quer consolidar a sua presença em todo o território nacional.

#ChegacomDeputados #Autarquicas2023 #VotoConsciente