Pedro Costa excluído das listas de Alexandra Leitão para a Câmara de Lisboa
Apesar de ser sugerido pela concelhia do PS, Pedro Costa não integrará a candidatura de Alexandra Leitão. O ex-presidente da Junta de Campo de Ourique reafirma apoio ao partido.

A candidatura de Alexandra Leitão à Câmara Municipal de Lisboa anunciou a sua lista e deixou de fora Pedro Costa, antigo presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique. Embora Costa tenha manifestado a sua disponibilidade para concorrer a vereador e tenha sido indicado pela concelhia do PS, não recebeu qualquer convite para integrar a equipa.
Na manhã de ontem, a lista foi oficialmente aprovada, confirmando assim a exclusão de Costa, que se mostrou compreensivo em relação à decisão. Em declarações ao Observador, referiu: “As vontades individuais só fazem sentido quando colocadas ao serviço do coletivo. Compreendo que haja outras escolhas e estou certo que o PS terá uma lista melhor do que o PSD. Tem na mão todas as hipóteses de ganhar as eleições. Só depende de si.”
Na nova lista, Alexandra Leitão optou por incluir Pedro Anastácio, Carla Madeira e Sérgio Cintra como candidatos socialistas. Além disso, o PS detém a prerrogativa de indicar os nono e décimo candidatos, que se apresentam como lugares com pouca viabilidade de eleição. Os restantes elementos da lista provenham de coligações com parceiros como o Livre, Bloco de Esquerda e PAN.
Na sua preparação para as eleições, o PS visa manter-se como o principal partido autárquico, com 47 presidentes a atingir o limite de mandato. Apesar de enfrentar algumas dificuldades em capitais de distrito, o partido apresenta-se com uma estratégia de candidatura que inclui 13 coligações e apoio a nove movimentos independentes.
As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.