Cultura

Celebridades de Hollywood Recebem Prémios Honorários da Academia

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA agracia Tom Cruise, Dolly Parton, Debbie Allen e Wynn Thomas com Óscares honorários pelo seu impacto na indústria.

17/06/2025 18:15
Celebridades de Hollywood Recebem Prémios Honorários da Academia

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos revelou que este ano irá prestar homenagem a quatro ícones do cinema com a entrega de Óscares honorários. Entre os distinguidos encontram-se a coreógrafa Debbie Allen, o ator Tom Cruise, o designer de produção Wynn Thomas e a famosa cantora country Dolly Parton.

A presidente da Academia, Janet Yang, afirmou: "O Prémio Governador deste ano irá reconhecer quatro personalidades lendárias cujas carreiras extraordinárias e o seu comprometimento com a comunidade cinematográfica continuam a ter um efeito significativo." Este prémio, que consiste numa estatueta, é atribuído para reconhecer conquistas notáveis, contribuições para as artes e as ciências cinematográficas, ou serviços excepcionais à Academia.

A entrega das estatuetas acontecerá na 16.ª edição do Prémio Governador no dia 16 de novembro de 2025, em Hollywood, Los Angeles.

Sobre Debbie Allen, a Academia descreveu-a como uma "coreógrafa e atriz pioneira", elogiando o seu impacto geracional e a versatilidade do seu trabalho. Allen coreografou a cerimónia dos Óscares sete vezes e trabalhou em películas como "Esqueça Paris" e "A Jazzman's Blues". Também é conhecida como produtora em projetos como "Amistad" e "Uma Estrela para Rose".

Tom Cruise foi elogiado pela sua "dedicação à experiência teatral", sendo um dos atores com as maiores receitas de bilheteira da história. A sua carreira inclui papéis aclamados em filmes como "Nascido a 4 de Julho" e "Top Gun: Maverick". Durante a pandemia, Cruise destacou-se como um defensor da indústria cinematográfica.

Dolly Parton, com uma carreira que abrange sete décadas e mais de 100 milhões de discos vendidos, será premiada pelo seu trabalho humanitário. A Academia destacou a importância de iniciativas como a Fundação Dollywood e o programa de alfabetização "Dolly Parton's Imagination Library", que distribuiu 285 milhões de livros.

O designer de produção Wynn Thomas, descrito como um visionário, iniciou a sua carreira com Spike Lee e trabalhou em obras marcantes como "Faz a Coisa Certa" e "Malcolm X". A sua criatividade e técnica já deram vida a alguns dos filmes mais impactantes da indústria.

#OscarHonorario #HollywoodIcons #PremioGovernador