Política

Cavaco Silva ressalta triunfo de Sá Carneiro face a ataques políticos

há 6 dias

Ex-presidente recorda que as investidas de PS e PCP contra Sá Carneiro acabaram por fortalecer a liderança da AD em 1980, demonstrando o peso da escolha de um primeiro-ministro.

Cavaco Silva ressalta triunfo de Sá Carneiro face a ataques políticos

Cavaco Silva relembrou, na apresentação de um livro que compila textos de Francisco Sá Carneiro, os eventos de 1980, quando os ataques pessoais dirigidos ao então primeiro-ministro tiveram resultados paradoxais.

O antigo chefe de Estado destacou que, em 1979, Sá Carneiro conseguiu a primeira maioria absoluta da AD, e que, mesmo após uma série de campanhas de calúnias promovidas pelo Partido Socialista e pelo Partido Comunista, a oposição inadvertidamente reforçou a sua base eleitoral. Assim, "a Aliança Democrática voltou a ganhar as eleições a 5 de outubro de 1980, solidificando ainda mais a sua maioria", recordou Cavaco.

O ex-presidente sublinhou ainda que estes episódios comprovam que a escolha do primeiro-ministro é determinante para o sucesso do Governo e para a solução dos problemas que afetam o país.

No seu discurso, Cavaco Silva evitou qualquer referência à atual situação de pré-campanha eleitoral ou ao primeiro-ministro Luís Montenegro. Após o evento, o primeiro-ministro e líder do PSD deixou o recinto, despedindo-se com um "Até dia 6, se não for antes", numa alusão ao jantar de aniversário do partido marcado para 6 de maio durante a campanha para legislativas antecipadas de 18 de maio.

Tags:
#HistóriaPolítica #SucessoDeSáCarneiro #ImpactoEleitoral