Catarina Campos faz história como quarta árbitra no Euro2025
A árbitra portuguesa Catarina Campos será quarta árbitra no jogo Islândia-Finlândia, no Euro2025, onde Portugal estreia-se contra a Espanha, campeã do mundo.

A UEFA anunciou que Iuliana Demetrescu, árbitra romena de 35 anos, será a responsável pelo apito no jogo de estreia de Portugal contra a Espanha, que acontecerá na quinta-feira no Grupo B do Euro2025 feminino. A portuguesa Catarina Campos, que entra para a história como a primeira árbitra nacional a participar na fase final deste torneio, atuará como quarta árbitra no jogo entre Islândia e Finlândia em Thun.
Demetrescu contará com o apoio da sua compatriota Mihaela Tepusa e da austríaca Amina Gutschi na arbitragem. Em paralelo, a neerlandesa Shona Shukrula desempenhará o papel de quarta árbitra e o austríaco Jarred Gillett ficará responsável pelo videoárbitro (VAR), num evento que decorre no Estádio Wankdorf, em Berna, Suíça.
É importante recordar que Iuliana Demetrescu arbitrara recentemente a seleção portuguesa nos seus desaires contra as campeãs do mundo, vencendo por 4-2, em abril passado, durante a Liga das Nações.
Portugal terá outro representante no torneio, com Tiago Martins a exercer funções de VAR, tal como fez em 2022. Martins integra uma lista de 16 especialistas e atuará a partir da sede da UEFA, em Nyon, Suíça.
A seleção nacional começará a sua aventura na competição no Grupo B contra a Espanha, e está ainda agendada a disputa contra a Itália, em Genebra, após quatro dias, seguido do confronto com a Bélgica, a 11 de junho, em Sion.
A Inglaterra, atual campeã, sucedeu aos Países Baixos, e a Alemanha continua a dominar a história do torneio com oito títulos, seguida pela Noruega e Suécia, com dois e um, respetivamente.
Os dois primeiros classificados de cada grupo avançarão para os quartos de final, num Euro que promete ser emocionante.