Desporto

Anselmi e a passagem conturbada no FC Porto

O treinador argentino prepara-se para sair do FC Porto sem deixar legado positivo, após cinco meses de ineficiência e resultados dececionantes.

01/07/2025 18:50
Anselmi e a passagem conturbada no FC Porto

Martín Anselmi, o técnico argentino, encontra-se à beira de deixar o FC Porto de forma discreta, após uma breve e conturbada passagem de pouco mais de cinco meses à frente da equipa. Sem conquistar títulos e longe de ter implementado um estilo de jogo admirável, a sua saída será oficializada num processo que se afigura meramente formal, após o clube ter iniciado conversações para a rescisão do contrato que tinha vigência até 2027.

Anselmi chegou ao Porto no final de janeiro para substituir Vítor Bruno, que foi inicialmente interinamente substituído por José Tavares. Contudo, o técnico, de 39 anos, raramente conseguiu demonstrar o potencial que lhe era atribuído. A sua insistência numa estratégia com três defesas centrais levou a fragilidades na defesa e não ajudou a potenciar o ataque, contribuindo para um desempenho insatisfatório.

A sua trajetória no Dragão começou de forma problemática, devido à saída conturbada do Cruz Azul, onde enfrentou um conflito legal com a FIFA. O ponto culminante da sua desastrosa passagem foi a participação na Liga Mundial de clubes, onde o Porto ficou eliminado sem conseguir marcar presença nos oitavos de final. Em apenas duas semanas nos Estados Unidos, a equipa contabilizou dois empates e uma derrota, terminando como a pior equipa europeia no torneio.

No total, Anselmi dirigiu a equipa em 21 jogos, com um saldo de 10 vitórias, seis empates e cinco derrotas. O FC Porto terminou a I Liga na terceira posição, a nove pontos do segundo classificado, Benfica, e a 11 do campeão Sporting. Em janeiro, os 'azuis e brancos' estavam em igualdade pontual com o Benfica e apenas a seis pontos do Sporting, o que torna a queda na classificação ainda mais notável.

Além de ver o Porto sair da Liga Europa após ser derrotado pela Roma no play-off de acesso, Anselmi também viveu momentos difíceis, como a goleada de 4-1 sofrida em casa frente ao Benfica, que gerou um descontentamento significativo entre os adeptos, manifestado em várias ocasiões, incluindo na recente derrota por 2-0 na Amadora.

Antes de ingressar no FC Porto, Anselmi teve sucesso no comando do Unión La Calera e do Independiente del Valle, com este último clube a conquistar quatro troféus em menos de seis meses. O seu entusiasmo pela metodologia de Marcelo Bielsa foi uma característica marcante, mas a sua passagem pelo futebol europeu revelou-se problemática, com a sua saída do Cruz Azul a ocorrer após um início dececionante no 'Clausura'.

#AdeusAnselmi #FC Porto #FutebolPortugues