Tech

Casa Branca critica decisão da Amazon e acusa ligação política com o governo chinês

há 7 horas

A Casa Branca condena a medida da Amazon de incluir nos preços o custo das tarifas impostas por Trump, acusando-a de agir politicamente e beneficiada por laços com a China.

Casa Branca critica decisão da Amazon e acusa ligação política com o governo chinês

A Casa Branca manifestou hoje o seu descontentamento com a decisão da Amazon de demonstrar nos preços dos produtos o valor associado às tarifas impostas pelo Presidente Donald Trump. Karoline Leavitt, porta-voz da presidência, afirmou que o ato da multinacional, de propriedade de Jeff Bezos, tem conotações políticas e hostis.

Durante uma coletiva de imprensa acompanhada do secretário do Tesouro, Scott Bessent, Leavitt criticou a falha da Amazon em aplicar a mesma política quando a administração anterior de Joe Biden elevou a inflação a níveis recordes, referindo ainda os vínculos comerciais de Bezos com o Governo chinês. "Isto é mais uma razão para os norte-americanos optarem pelos produtos fabricados no país e para o reposicionamento das cadeias de abastecimento a nível nacional", referiu.

Adicionalmente, recorda-se que, durante a campanha presidencial, Bezos interveio na edição do The Washington Post, o jornal de sua propriedade, ao evitar um apoio explícito à candidata democrata Kamala Harris. A sua presença destacada na posse de Trump, ao lado de figuras como Elon Musk e Mark Zuckerberg, é também sublinhada num contexto em que os EUA impuseram tarifas de 10% sobre produtos importados e, previamente, taxas elevadas sobre aço, alumínio e automóveis. Enquanto os EUA concederam uma trégua de 90 dias à guerra comercial – excetuando a China –, Pequim retaliou com taxas de 125% a incidir sobre os produtos norte-americanos.

Tags:
#PolíticaTech #TarifasEmJogo #AmazonSobFogo