Braga em busca da resiliência na segunda mão frente ao Cluj
O treinador Carlos Vicens reforça a confiança da equipa após vitórias e antecipa desafio crucial na Liga Europa contra os romenos do Cluj, apostando na mentalidade competitiva.

O treinador do Sporting de Braga, Carlos Vicens, afirmou hoje que os sucessos recentes do clube têm gerado “confiança no processo” e expressou a importância de uma mentalidade focada para o encontro da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, que terá lugar na quinta-feira, frente ao Cluj.
Depois de assegurar uma vitória por 2-1 na primeira mão, a equipa minhota parte com uma vantagem, mas Vicens lembrou que o jogo na Roménia será uma oportunidade de análise para ambas as equipas, visando a preparação do embate decisivo para o play-off, a última fase antes da fase de grupos.
“Entraremos em campo com a intenção de realizar um excelente jogo e garantir o nosso lugar no play-off”, sublinhou na conferência de imprensa. “Vencer traz sempre um aumento de confiança”, acrescentou, remetendo ao impacto positivo que as vitórias têm sobre o estado mental da equipa.
Aproveitando a boa fase, o Sporting de Braga também começou bem a I Liga, ao derrotar o Tondela em casa, com um resultado de 3-0. “Sabíamos que, no início da época, os novos métodos de trabalho exigiam tempo, e os bons resultados são fundamentais para a estabilidade e a confiança. Estamos no bom caminho, mas cientes de que ainda temos muito a aperfeiçoar”, comentou.
O jogo contra o Tondela apresentou desafios, principalmente durante os primeiros 25 minutos, em que a equipa adversária criou boas oportunidades. Vicens realçou que o trabalho desenvolvido abrange não apenas a construção de jogo, mas todas as fases do encontro. “Estamos a cimentar a nossa identidade, com foco no dia-a-dia”, afirmou.
Sobre o jogador Chissumba, que foi emprestado ao Alverca, Vicens afirmou que a decisão foi estratégica, dado que o treinador do Alverca o conhece bem. “Acreditamos que vai encontrar mais oportunidades de jogo, mas o futuro de Chissumba passa por Braga, onde queremos que se torne um jogador importante”, concluiu.
Pelo lado dos jogadores, Paulo Oliveira destacou que a equipa adversária teve tempo para se preparar para o jogo e que espera um Cluj mais capaz de criar dificuldade. O defesa, que tem sido titular nesta temporada, comentou a evolução da equipa, que joga com um sistema e mentalidade novos. “Estamos a evoluir, embora seja um processo que leva tempo. Acredito que o futuro é promissor, pois temos assimilado as mudanças e a competitividade interna é saudável”, referiu.
Oliveira também se mostrou consciente das dificuldades que surgem ao coordenar as táticas em campo, mas nota que a variabilidade do jogo é uma vantagem. “A consistência vai-se ganhando ao longo da época”, afirmou confiando na capacidade da equipa.
O Sporting de Braga e o Cluj encontrar-se-ão às 19:30 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, num encontro arbitrado pelo alemão Sascha Stegemann. Em caso de vencer este confronto, os bracarenses enfrentarão o Lincoln Red Imps, de Gibraltar, ou o Noah, da Arménia, no play-off. Se forem eliminados, a equipa de Braga será transferida para a Liga Conferência, onde competirá contra os suecos do Hacken ou os noruegueses do Brann.