Desporto

PSG triunfa na Supertaça Europeia com heroísmo de Gonçalo Ramos

O PSG conquistou a Supertaça Europeia em Udine, superando o Tottenham por penáltis (4-2) após um empate emocionante (2-2) no tempo regulamentar, com destaque para o golo decisivo de Gonçalo Ramos.

13/08/2025 22:15
PSG triunfa na Supertaça Europeia com heroísmo de Gonçalo Ramos

Na quarta-feira, o PSG selou a sua primeira conquista da Supertaça Europeia, ao vencer o Tottenham nas grandes penalidades (4-2) após um empate dramático de 2-2 no tempo regulamentar. O jogo teve lugar em Udine e foi arbitrado por João Pinheiro, que teve uma actuação sólida ao longo do encontro.

O duelo envolveu três internacionais portugueses. João Palhinha foi titular no meio-campo do Tottenham, enquanto Nuno Mendes e Vitinha representaram o PSG, com Gonçalo Ramos a começar no banco de suplentes e João Neves de fora devido a castigo.

A partida começou a todo o gás, com Pedro Porro a colocar os parisiense em alerta logo no primeiro minuto. A estratégia do técnico dos spurs, Thomas Frank, focou-se em um jogo direto e uma defesa sólida, que frustrou as jogadas ofensivas do PSG. O Tottenham abriu o marcador perto do intervalo com um golo de Van der Ven, após um lance de bola parada que causou confusão na defesa parisiense.

No início da segunda parte, a equipa inglesa voltou a marcar através de Romero, na sequência de outro livre bem executado por Porro, aumentando a vantagem para 2-0 e colocando pressão sobre o atual campeão.

Ainda assim, o PSG não se deu por vencido. Kang-in Lee reduziu a desvantagem aos 85 minutos, e em tempo de compensação, Gonçalo Ramos saltou do banco para dar o seu contributo, igualando a contenda com um cabeceamento certeiro no minuto 90+4.

Com o jogo a decidir-se nas grandes penalidades, Vitinha falhou na primeira tentativa, mas o PSG conseguiu celebrar a vitória final, conquistando assim a Supertaça Europeia e redimindo-se da derrota anterior na final do Mundial de Clubes.

Equipas iniciais:

PSG: Lucas Chevalier, Hakimi, Marquinhos, Pacho, Nuno Mendes, Vitinha, Zaire-Emery, Kvaratskhelia, Bradley Barcola, Ousmane Dembélé e Desire Doué.

Tottenham: Vicario, Cristián Romero, Kevin Danso, Pedro Porro, Djed Spence, Micky van de Ven, João Palhinha, Rodrigo Betancur, Pape Matar-Sarr, Mohamed Kudus e Richarlison.

#SupertaçaEuropeia #PSG #GonçaloRamos