Desporto

Boavista excluído das competições profissionais para a época 2025/26

A Liga de clubes anunciou hoje que o Boavista não poderá participar nas competições profissionais devido à falta de documentação financeira necessária.

30/06/2025 19:50
Boavista excluído das competições profissionais para a época 2025/26

A Liga de clubes de futebol confirmou, nesta quinta-feira, a exclusão do Boavista Futebol Clube das competições profissionais, revelando que o emblema portuense está ausente da lista de 32 clubes autorizados a disputar a I Liga e a II Liga na temporada 2025/26.

Segundo a comunicação oficial, a decisão foi tomada após uma reunião da Comissão de Auditoria, que envolve representantes da Liga Portugal, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), do Sindicato de Jogadores (SJ) e da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF). O Boavista não conseguiu fornecer a documentação necessária para satisfazer três critérios financeiros essenciais, levando à não admissão da sua candidatura.

Entre as falhas destacadas, o clube axadrezado não apresentou provas de que não possui dívidas a outras sociedades desportivas, bem como não conseguiu justificar que está em conformidade com as remunerações de jogadores, treinadores e staff. Além disso, careceu de um documento que comprove a regularidade da sua situação perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social.

Como consequência da sua exclusão, a Liga irá, a partir de hoje, iniciar o processo de candidatura para a União Desportiva Oliveirense - Futebol, SAD, que deverá cumprir os mesmos critérios exigidos para conseguir participar na II Liga.

No segundo escalão do futebol português, estarão também presentes as equipas B de Benfica, FC Porto e Sporting, revelando um campeonato com uma diversidade de clubes.

Adicionalmente, a Liga informou que o Casa Pia vai continuar a jogar em Rio Maior, mas fará alguns jogos em Leiria, enquanto o Estrela da Amadora se manterá na Reboleira, realizando também desafios no Estádio Municipal de Rio Maior. Outra novidade é que o Santa Clara jogará algumas partidas no Estádio do Algarve, embora permaneça na ilha de São Miguel.

Por último, o AVS terá uma divisão entre a Vila das Aves e o estádio do Vizela, onde garantiu a sua manutenção na I Liga após o play-off de promoção.

#FutebolPT #Boavista #LigaPortugal