A luta pela permanência na I Liga é intensa e pode selar o destino de Boavista e Farense já neste fim de semana.
O Boavista e o Farense encontram-se numa situação precária na tabela da I Liga, podendo ser despromovidos à II Liga já nesta jornada, a 32.ª e penúltima do principal campeonato português. Se ambas as equipas não saírem vitoriosas dos seus respetivos jogos, a descida de escalão será uma realidade.
O Boavista, que ocupa a 17.ª posição, e o Farense, na última posição, ambos com 21 pontos, encontram-se a apenas três pontos da salvação, ocupada pelo AVS, que atualmente é 16.º classificado.
O Boavista irá defrontar o AVS na segunda-feira, às 20:15, o que poderá ser decisivo. Caso os avenses consigam vencer, isso implicará automaticamente a descida do Boavista, uma vez que a equipa anfitriã teria seis pontos de vantagem e venceria no confronto direto, já que o primeiro jogo terminou em 0-0.
A situação do Farense é igualmente crítica; a equipa só conseguirá evitar a queda ao lado do Boavista se vencer o Famalicão no sábado, às 15:30, e o AVS vencer o Boavista. Caso contrário, ambas as equipas do Porto e de Faro poderão ser oficialmente despromovidas.
Por outro lado, se o Boavista vencer o AVS, as duas equipas empatariam em pontos, mas o Boavista garantiria a vantagem no confronto direto e ascenderia à zona de play-off, enquanto o AVS cairia para os lugares de descenso. Neste cenário, o futuro de todos os envolvidos permaneceria incerto.
Há ainda a possibilidade de uma derradeira reviravolta, onde AVS, Boavista e Farense terminem esta jornada com igual número de pontos, tanto se o Farense vencer o Famalicão como se o Boavista derrotar o AVS, deixando-os com 24 pontos e a luta pela permanência em aberto por mais uma semana.
O Boavista está a viver a sua 11.ª temporada consecutiva na I Liga, tendo sido reintegrado em 2014/15 após um período de dificuldades. O Farense, por outro lado, regressou à elite do futebol português pela segunda vez consecutiva em 2023, após uma subida significativa. O AVS, criado em 2023, é um estreante na primeira liga, tendo sido promovido na época passada ao conquistar o terceiro lugar na II Liga e superado o Portimonense no play-off.