Desporto

Benfica critica severamente convocatória de Paulo Freitas para o Europeu

O clube da Luz expressa forte descontentamento pela exclusão de três jogadores chave na seleção nacional para o Campeonato da Europa de hóquei em patins, que se realiza em Paredes.

01/07/2025 18:45
Benfica critica severamente convocatória de Paulo Freitas para o Europeu

O Sport Lisboa e Benfica manifestou, nesta terça-feira, a sua insatisfação em relação às escolhas do selecionador Paulo Freitas para o Campeonato da Europa de hóquei em patins, agendado para o período de 1 a 6 de setembro em Paredes.

A exclusão dos jogadores benfiquistas João Rodrigues, Pedro Henriques e Gonçalo Pinto gerou "repúdio" e "perplexidade" na instituição. Em contraste, Zé Miranda foi incluído na lista de convocados, representando assim as águias.

No comunicado oficial, o Benfica afirma: "O Sport Lisboa e Benfica expressa o seu repúdio e manifesta a sua perplexidade em face da convocatória da Seleção Nacional de hóquei em patins para o Campeonato da Europa de setembro de 2025. Três atletas do Clube – João Rodrigues, Pedro Henriques e Gonçalo Pinto – ficaram inexplicavelmente de fora."

O documento destaca que João Rodrigues, capitão que liderou a conquista do Mundial de 2019, foi notificado da sua exclusão através de um simples telefonema, o que o Benfica considera uma falta de respeito. A instituição questiona ainda se esta escolha estará relacionada com o seu regresso ao clube. Pedro Henriques, tendo realizado uma das melhores temporadas da sua carreira, e Gonçalo Pinto, titular no último Mundial, também foram deixados de fora, levando o clube a criticar as escolhas como sendo "persecutórias".

O Benfica critica a Federação de Patinagem de Portugal por permitir decisões que não favorecem o desenvolvimento do desporto, apelidando-as de amadoras e sem profissionalismo. O clube recorda a desilusão recente em relação à seleção feminina, onde também levantou questões críticas e que, segundo eles, se revelaram acertadas com o passar do tempo. O hóquei em patins nacional clama por clareza, estratégia e liderança, características que têm estado ausentes no atual cenário federativo.

Os dez jogadores convocados darão início à preparação a 4 de agosto, no Luso, seguindo-se um estágio final em Paredes a partir de 26 de agosto. Portugal procura consolidar a sua posição dominante no Campeonato da Europa, aspirando ao 22.º troféu da sua história, competindo com nações como Espanha (19), Inglaterra (12) e Itália (3).

#Benfica #HóqueiEmPatins #ConvocatóriaControverso