País

Banhos na Nazaré suspensos por problemas de saneamento

A interdição de banhos na praia da Nazaré foi decretada após a detecção de uma falha na conduta de saneamento, revelaram as autoridades locais.

12/08/2025 14:55
Banhos na Nazaré suspensos por problemas de saneamento

A Capitania do Porto da Nazaré adotou a decisão de proibir banhos na praia da Nazaré, situada no distrito de Leiria, devido a uma anomalia na conduta de saneamento. De acordo com o comunicado emitido pela Câmara Municipal, a interdição abrange a zona norte da praia e visa proteger a saúde pública.

O alerta surgiu após a verificação de uma obstrução na conduta de saneamento nas proximidades da Praça Manuel Arriaga, que originou uma escorrência de efluentes durante aproximadamente uma hora e meia.

A autarquia informou que a situação foi prontamente comunicada às entidades responsáveis, que iniciaram de imediato as diligências necessárias para resolver o problema e minimizar possíveis efeitos.

Foram recolhidas amostras de água que estão a ser analisadas, com os resultados a serem esperados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge até quarta-feira, quando se espera que a situação seja avaliada.

Este é o segundo episódio de interdição de banhos na praia em agosto, uma vez que na primeira sexta-feira do mês já tinha ocorrido uma proibição devido a uma falha técnica nos esgotos pluviais que causou ondas de mau odor.

A proibição anterior foi levantada na noite de sábado, após a análise da água, embora ao menos 116 pessoas, incluindo 72 crianças e jovens, e 44 adultos, tenham sido assistidas na Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, apresentando sintomas de contaminação, como vómitos, diarreias e náuseas.

#NazaréEmAlerta #SaúdePública #QualidadeDaÁgua