Elvas sofre com tempestade violenta que provoca estragos
Uma tempestade intensa em Elvas na terça-feira resultou em quedas de árvores, inundações e outras ocorrências que exigiram a intervenção dos bombeiros.

Na tarde de terça-feira, a cidade de Elvas, no Alentejo, foi afectada por uma forte tempestade acompanhada de granizo e ventos intensos, que se fez sentir a partir das 18h00, num dia em que as temperaturas atingiam valores superiores a 40 graus Celsius.
O fenómeno meteorológico levou os Bombeiros Voluntários de Elvas a entrar em acção para lidar com várias situações de emergência na localidade. Segundo informações do jornal regional Linhas de Elvas/Norte Alentejo, as autoridades reportaram, pelo menos, nove quedas de árvores, 13 inundações, duas estruturas móveis que cederam e um apagão na área.
A pronta resposta dos bombeiros, que mobilizaram cerca de vinte operacionais, assim como o apoio dos funcionários da câmara municipal e da junta de freguesia, permitiu resolver rapidamente as ocorrências.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já havia alertado para a possibilidade de trovoadas na região do Alentejo, mesmo com os elevados níveis de calor da tarde.
Além disso, em Trancoso, no distrito da Guarda, as trovoadas reactivaram um incêndio na área. O Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela indicou que a tempestade percorreu o distrito durante a madrugada, causando diversos focos de incêndio.
Em resposta à nova realidade, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta em todo o continente, agora até sexta-feira, dia 15 de agosto. Uma nota oficial sublinhou que o agravamento das condições meteorológicas aumenta significativamente o risco de incêndios rurais.