Economia

Aumento das Importações e Exportações em Maio Leva a um Aprofundamento do Défice Comercial

Em maio, as importações em Portugal registaram um aumento de 12,1%, enquanto as exportações subiram 2,5%, resultando num défice comercial de 3.217 milhões de euros, segundo o INE.

há 7 horas
Aumento das Importações e Exportações em Maio Leva a um Aprofundamento do Défice Comercial

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as importações e exportações de bens em Portugal apresentaram variações positivas em maio de 2023. As importações subiram 12,1%, enquanto as exportações cresceram 2,5%. No entanto, essa evolução resultou num défice da balança comercial de bens que alcançou os 3.217 milhões de euros, um aumento de 935 milhões em comparação com o mesmo mês de 2022.

Se excluirmos as transações TTE, que consistem em trabalhos por encomenda sem transferência de propriedade, os aumentos tornam-se mais moderados: as exportações ficam em 1,5% e as importações em 3,5%, seguindo a tendência de abril, quando se verificou uma descida de 6% nas exportações e um aumento de 2% nas importações.

Além disso, os preços nos fluxos comerciais continuaram a apresentar variações negativas e mais acentuadas em maio. As exportações registaram uma queda de 2,2%, enquanto as importações caíram 3,5%. Em comparação, em maio de 2024, as exportações tinham registado um leve aumento de 0,2%, enquanto as importações sofreram uma descida de 2,1%.

#ComércioExterior #DesenvolvimentoEconómico #BalançaComercial