Apesar da anunciada reestruturação do grupo Auchan em Espanha, que implica o fechamento de 25 supermercados e a perda de 700 postos de trabalho, a Auchan Portugal assegura que não planeia despedimentos no país.
A Auchan Retail Portugal revelou nesta quinta-feira que "não há qualquer plano de reestruturação em Portugal que envolva despedimentos". Esta garantia surgiu após a confirmação do grupo Auchan sobre o encerramento de 25 supermercados em Espanha, o que resultará na eliminação de mais de 700 postos de trabalho.
A empresa esclareceu que se encontra numa fase de integração das equipas, após a aquisição das lojas Minipreço, um processo que, segundo a Auchan, "tem evoluído positivamente e está alinhado com a sua estratégia de crescimento em território nacional".
Além disso, a Auchan enfatizou que "cada país opera de forma autónoma", destacando que as ações tomadas em Espanha não influenciam a realidade do mercado português.
O grupo Auchan, que opera em Espanha sob a designação de Alcampo, comunicou que o setor retalhista enfrenta uma "profunda transformação". Esta mudança leva ao encerramento de locais que não se adequam ao seu modelo de operações ou cuja localização não é considerada ideal, afetando 710 dos 23.300 colaboradores da rede espanhola.
Os 25 supermercados a encerrar fazem parte de um "lote de 224 supermercados" adquiridos em 2023, muitos dos quais estavam em dificuldades.