Autoridades lituanas e alemãs desmontaram uma rede criminosa que adulterava veículos importados, substituindo airbags por pedaços de roupa, colocando em perigo condutores em diversos países europeus.
Uma operação internacional abalou o setor automóvel depois de as autoridades da Lituânia e Alemanha desmantelarem uma rede criminosa que importava carros dos EUA e Canadá para a Europa, com Portugal entre os destinos.
Originalmente sob investigação por evasão fiscal, os responsáveis passaram a reparar os veículos de forma precária, substituindo os airbags por tecido ou roupas, comprometendo gravemente a segurança dos ocupantes.
Segundo informa a carVertical, alguns destes carros já foram retirados de circulação na Alemanha, mas permanece incerto quantos continuam a circular pelas estradas europeias. O grupo operava também em diversos países, nomeadamente Letónia, Estónia, Roménia, Hungria, Ucrânia, Países Baixos e Bélgica.
Esta descoberta sublinha a necessidade de rigorosas inspeções e controlo rigoroso sobre a importação e modificação de automóveis, de forma a salvaguardar a segurança nas estradas europeias.