País

Ataque violento a jovens transexuais nos Açores chocou comunidade

há 5 horas

Duas jovens transexuais foram alvo de uma agressão brutal em Ponta Delgada, com uma vítima a sofrer ferimentos graves. A PSP investiga o caso, mas as agressões não foram consideradas graves.

Ataque violento a jovens transexuais nos Açores chocou comunidade

No passado sábado, duas jovens transexuais, uma delas menor de idade, foram perseguidas e agredidas de forma violenta por dois homens em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores. O incidente ocorreu enquanto as jovens, de 18 e 16 anos, se dirigiam para uma festa e foi denunciado nas redes sociais, onde o maquilhador Victor Oliveira partilhou imagens de uma das vítimas, que ficou com o nariz partido.

Segundo Oliveira, os agressores abordaram as jovens a partir de um carro, disparando insultos transfóbicos. Quando uma das jovens respondeu, os homens pararam o veículo e atacaram-na com socos e pontapés, afectando particularmente a face e o corpo da vítima. A agressão foi tão severa que, mesmo estando no chão, a violência prosseguiu.

Os suspeitos terão ainda mostrado armas brancas e tentado atropelar a jovem mais nova enquanto ela tentava ajudar a amiga. A intervenção de três transeuntes e a pronta chegada da polícia evitaram que a situação se agravasse ainda mais. Oliveira descreveu o ataque como uma "tentativa de homicídio movida por ódio e transfobia", apelando à Justiça para que o caso não passe sem consequências.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a ocorrência, apontando que os suspeitos são dois homens ainda não identificados. No entanto, ao contrário do que foi divulgado online, as autoridades consideram que as agressões não foram classificadas como "particularmente gravosas". As vítimas dispensaram intervenção médica, segundo a PSP, que ainda não conseguiu identificar as motivações por detrás do ataque.

Tags:
#JustiçapelaDiversidade #AgressãoTransfóbica #PontaDelgadaEmAlerta