Política

Assembleia da República Celebra 50 Anos de Independência de Moçambique

A Assembleia da República portuguesa exprimiu, por unanimidade, um voto de saudação pelos 50 anos de independência de Moçambique, enfatizando os laços históricos e as relações de confiança entre os dois países.

27/06/2025 13:35
Assembleia da República Celebra 50 Anos de Independência de Moçambique

A Assembleia da República de Portugal aprovou, de forma unânime, um voto de saudação em homenagem aos 50 anos da independência de Moçambique, ressalvando a importância das relações históricas entre os dois países. No documento, elaborado pelo presidente do parlamento, José Pedro Aguiar-Branco, é comunicado que a Assembleia saúda "a República de Moçambique pelo marco significativo da sua independência".

O texto também expressa a determinação de Portugal em estreitar ainda mais laços com Moçambique, explorando novas vias de diplomacia - incluindo a diplomacia parlamentar - assim como promover a língua portuguesa, a cooperação cultural e o desenvolvimento da democracia e da paz.

Na introdução do voto, sublinha-se que a celebração dos 50 anos de independência de Moçambique "é um marco de grande relevância não só para o povo moçambicano, mas também para Portugal, no âmbito do surgimento da democracia e da afirmação do espaço da língua portuguesa a nível global".

Aguiar-Branco salienta que as relações entre os dois países são profundas, enraizadas em séculos de intercâmbio cultural e de proximidade em várias esferas: económica, política, social e emocional, que influenciaram ambos os países ao longo da história.

O texto refere, ainda, que esse passado, “longe de ser isento de contradições e dificuldades”, mudou e fortaleceu a relação bilateral que atualmente se baseia em confiança e fraternidade, sustentada em valores comuns e interesses partilhados.

No mesmo dia, durante a visita a Maputo para testemunhar as celebrações do meio século de independência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, partilhou a sua emoção face ao evento,reforçando que “este é um momento grandioso para Moçambique e Portugal, repleto de promessas futuras”.

Para além disso, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, utilizando uma mensagem nas redes sociais, também se juntou às comemorações, dirigindo um caloroso cumprimento ao Presidente de Moçambique e exaltando os “laços de amizade e confiança inabaláveis” que unem os dois países. “Celebramos hoje uma data de significado profundo, reforçando o nosso compromisso com a cooperação bilateral”, escreveu.

#Moçambique #Portugal #Independência