A Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou António Saraiva como o único candidato à presidência da Assembleia Geral, sucedendo a José Gomes Mendes em 09 de maio.
António Saraiva, com 71 anos, é o único nome apresentado para a presidência da Mesa da Assembleia Geral (MAG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). O organismo anunciou que irá suceder a José Gomes Mendes a 09 de maio.
No comunicado divulgado, a LPFP esclarece que, após o término do prazo para a submissão de candidaturas à eleição intercalar do presidente da MAG para o período restante do mandato entre 2023 e 2027, António Saraiva foi confirmado como o único candidato elegível para o cargo.
Atualmente, António Saraiva preside à Cruz Vermelha Portuguesa e anteriormente liderou a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) durante o período de 2010 a 2023, tendo sido condecorado com a Comenda da Ordem do Infante.
A transição de liderança ocorre na sequência da saída de José Gomes Mendes, que se candidatou ao cargo de presidente da LPFP, nas recentes eleições que culminaram com a vitória de Reinaldo Teixeira, completando assim o mandato iniciado por Pedro Proença, que se tornou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Como estipulado pelos estatutos da Liga, a vacatura na presidência da MAG resulta num novo processo eleitoral para o restante do mandato, que se estende até 2027. O vice-presidente da MAG, Pedro Costa Azevedo, convocou as 34 sociedades desportivas que compõem as competições profissionais para comparecerem ao ato eleitoral, agendado para 09 de maio, entre as 10:00 e as 13:00, na Arena Liga Portugal no Porto.