Economia

António Rios de Amorim recebe Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique

O Presidente da República distinguiu António Rios de Amorim, líder da Corticeira Amorim, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, reconhecendo o seu impacto em Portugal e no estrangeiro.

04/07/2025 19:30
António Rios de Amorim recebe Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique

António Rios de Amorim, diretor-executivo e presidente do conselho de administração da Corticeira Amorim, foi agraciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Esta distinção é atribuída a cidadãos que se evidenciam pelos serviços prestados a Portugal, pela relevância e pela qualidade do seu trabalho, tanto em território nacional como fora dele.

A cerimónia decorreu no Palácio de Belém na última quinta-feira, homenageando o empresário natural de Santa Maria da Feira, que lidera a maior empresa a nível mundial na transformação de cortiça. Além disso, foi presidente da APCOR - Associação Portuguesa da Cortiça e até maio passado esteve à frente da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação.

Em declarações à Lusa, António Rios de Amorim expressou a sua gratidão, afirmando: "É uma honra muito grande ter servido Portugal. Estou muito agradecido ao Senhor Presidente da República pelo reconhecimento, que recebo em nome de toda a família e que é também extensível a todas as pessoas que fizeram e fazem parte deste caminho".

Amorim sublinhou ainda a importância do papel de Marcelo Rebelo de Sousa, afirmando que o Presidente tem sido "absolutamente inexcedível enquanto presidente honorário da COTEC, ao prestigiar e apoiar o papel que a instituição desempenha na promoção da inovação em Portugal".

Segundo informações da Fundação Francisco Manuel dos Santos, António Rios de Amorim é Licenciado em Comércio Internacional pela Universidade de Birmingham e completou estudos de pós-graduação em Gestão de Empresas nas universidades de Columbia e Stanford, assim como no INSEAD, em França. Adicionalmente, possui um diploma em Enologia pela Universidade de Bordéus.

A sua trajetória profissional teve início na Amorim - Investimentos e Participações, em 1989, seguindo-se a Amorim Hotéis, durante o lançamento dos hotéis Novotel e Ibis em Portugal. Entre 1993 e 1995, liderou a parte operacional da Amorim Imobiliária.

No ano seguinte, assumiu a direção-geral da unidade de rolhas da Corticeira Amorim, posição que o conduziu à presidência e ao cargo de diretor-executivo da empresa em 2001. O seu trabalho foi crucial para revitalizar a Corticeira Amorim, que estava à beira do colapso, transformando-a na líder mundial em produtos de cortiça, segundo a Fundação.

Recentemente, em 2024, António Rios de Amorim foi eleito "pioneiro no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" pela United Nations Global Compact Network Portugal, na categoria de "Grandes Empresas", reconhecendo assim a sua dedicação e liderança na promoção dessas metas. Também foi homenageado como "Personalidade do Ano" na área de Indústria pelo Prémio Portugal Inspirador, tendo já conquistado, em 2018, o título de "Entrepreneur of the Year / Empreendedor do Ano" da Ernst & Young.

#AntónioRiosdeAmorim #InovaçãoSustentável #CortiçaPortugal