Auto

Antonio Filosa inicia liderança na Stellantis sem grandes alterações na equipa

Antonio Filosa assumiu, esta segunda-feira, o cargo de diretor-executivo da Stellantis, mantendo a maioria da equipa de gestão e a continuidade das operações na América do Norte.

23/06/2025 13:40
Antonio Filosa inicia liderança na Stellantis sem grandes alterações na equipa

A partir de hoje, Antonio Filosa é o novo diretor-executivo do grupo Stellantis, sucedendo a Carlos Tavares, que deixou o posto há alguns meses.

Além de sua nova função, Filosa continuará a supervisionar o mercado norte-americano, onde se propõe a dar seguimento ao processo de transformação iniciado no ano passado.

A sua base de operações será em Detroit, e permanece inalterada a presença de Doug Ostermann como CFO e de Ned Curic na direção de tecnologia e engenharia. Jean-Philippe Imparato continua a liderar as operações europeias do grupo.

Com a chegada de Filosa, as 14 marcas do conglomerado não sofrem alterações figurações, apesar de saídas notáveis de Béatrice Foucher e Maxime Picat, especulando-se que este último poderá assumir o lugar de diretor-executivo da Renault. A posição de Picat será ocupada por Scott Thiele, que exercia a função de diretor de cadeia de abastecimento.

A nova configuração da equipa de gestão contempla também Ralph Gilles, como diretor de design, Olivier François, na área de marketing, Giorgio Fossati como conselheiro geral e Alison Jones à frente da divisão de peças, serviços e economia circular.

Uma alteração relevante é o número de executivos que reportam diretamente a Filosa, que será de 16, em comparação com os 33 que reportavam a Tavares.

Entre as mudanças de liderança, Emanuele Cappellano é agora o responsável pela América do Sul e pela Stellantis Pro One. Philippe de Rovira ficará à frente da divisão Resto do Mundo, enquanto Davide Mele liderará o Planeamento de Produtos.

Monica Genovese assume a direção de compras e Clara Ingen-Housz junta-se à equipa como diretora de assuntos corporativos e comunicação.

Filosa, anunciado como novo diretor-executivo no final de maio, receberá um salário inferior ao de seu predecessor. Em comunicado, destacou a importância dos colaboradores, das marcas e da fidelidade dos clientes da Stellantis, expressando a sua determinação em alavancar as fortalezas do grupo nesta nova etapa. Reconheceu também o trabalho de Maxime Picat e Béatrice Foucher pela sua dedicação ao longo dos anos.

#Stellantis #AntonioFilosa #MudançaDeLiderança