ANSR lança campanha com apoio da Cruz Vermelha para garantir medidas de segurança que promovam uma peregrinação tranquila e sem imprevistos ao Santuário de Fátima.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) deu início a uma campanha de sensibilização em antecipação à peregrinação que terá lugar nos dias 12 e 13 de maio. Esta iniciativa, lançada na última quinta-feira, tem como objetivo alertar tanto peregrinos como condutores para adotarem comportamentos seguros, assegurando que todos cheguem aos seus destinos sem contratempos.
Medidas de sensibilização: A campanha, implementada em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, inclui a distribuição de folhetos informativos que detalham os comportamentos recomendados e as precauções a tomar durante este período intenso de circulação. Entre os conselhos para os peregrinos, destacam-se o atravessar a estrada apenas em passagens pedestres ou locais com boa visibilidade, caminhar em fila única de frente para os veículos e utilizar coletes retrorrefletores, complementados com lanternas à noite.
Adicionalmente, aos peregrinos é sugerido evitar o uso de telemóveis e auscultadores enquanto atravessam a via, estar atentos às entradas e saídas de viaturas de edifícios e abster-se do consumo de álcool ou outras substâncias. Para os condutores, o apelo é para redobrarem a atenção, reduzirem a velocidade, respeitarem a distância de segurança e manterem os médios da viatura acesos.
Outras medidas de proteção foram recentemente anunciadas pela Infraestruturas de Portugal, que irá implementar ações de apoio e condicionamentos de trânsito no Itinerário Complementar 2. A peregrinação, que se configura como a primeira grande do ano ao Santuário de Fátima, será presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler, em contexto que reverbera a memória de momentos marcantes na história do santuário.