"Ameaças à liberdade na Europa: Macron alerta para os desafios atuais"
O Presidente francês, Emmanuel Macron, destacou preocupações sobre um aumento das ameaças à liberdade desde a II Guerra Mundial, sublinhando a importância das decisões dos líderes europeus.

No discurso proferido para as Forças Armadas, na véspera da Festa Nacional Francesa, o Presidente Emmanuel Macron expressou a sua crescente preocupação com a situação da liberdade na Europa, afirmando que "nunca esteve tão ameaçada" desde o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
Macron referiu-se a "imperialismos e potências de anexação", citando a invasão da Ucrânia pela Rússia, que ocorreu em fevereiro de 2022, e lamentou a incerteza que se intensificou devido à abordagem dos Estados Unidos nas relações internacionais.
"Nunca como hoje a paz no nosso continente dependeu tanto das nossas decisões atuais", sublinhou o chefe de Estado francês, enfatizando que a ordem mundial, estabelecida após o conflito global, está a demonstrar sinais de fragilidade. Emmanuel Macron advertiu que, sem regras claras, prevalece a "lei do mais forte".
A França, segundo Macron, enfrenta múltiplos desafios para garantir a sua liberdade e a capacidade de moldar o seu próprio destino. No entanto, acrescentou, "para ser respeitado, é preciso ser poderoso".