Mundo

China destaca relação estratégica com a Rússia como essencial no cenário global

O responsável pela diplomacia chinesa, Wang Yi, elogiou a parceria entre Pequim e Moscovo, durante reunião com Serguei Lavrov, sugerindo um alinhamento cada vez mais forte.

há 6 horas
China destaca relação estratégica com a Rússia como essencial no cenário global

No passado domingo, Wang Yi, ministro dos Negócios Estrangeiros da China, enfatizou o "valor estratégico inigualável" das relações entre Pequim e Moscovo, durante um encontro com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, em Pequim.

A visita de Lavrov, que ocorreu após uma viagem à Coreia do Norte, trouxe consigo promessas de apoio por parte de Pyongyang em relação ao conflito na Ucrânia.

Conforme indicado num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi considerou a relação sino-russa como “a mais estável, madura e rica em valor estratégico” entre as grandes potências do mundo.

O chefe da diplomacia da China enfatizou a importância de uma “preparação conjunta para futuros encontros de alto nível”, o “aprofundamento da cooperação estratégica global” e a “resposta coletiva a desafios num mundo cada vez mais volátil”.

No decorrer da reunião, foi ainda discutida a situação na península coreana, a crise na Ucrânia, o programa nuclear do Irão e diversas questões internacionais. A Rússia, por sua vez, revelou que as conversações também abarcaram a guerra na Faixa de Gaza e as relações com os Estados Unidos.

A China, que se posiciona como um aliado diplomático e económico da Rússia, mantém uma postura de neutralidade em relação ao conflito na Ucrânia, não tendo condenado a invasão russa de 2022 nem exigido a retirada das forças armadas russas.

No entanto, aliados da Ucrânia criticam Pequim por supostamente pautar-se por um apoio considerável a Moscovo, principalmente nas esferas política e económica.

#RelaçõesInternacionais #ChinaERússia #GeopolíticaGlobal