País

Algarve em Alerta Controlado com Aumento Temporário nas Filas

há 5 horas

Apesar dos cortes de energia que afetam a Península e parte da França, autoridades afirmam que a situação no Algarve mantém-se calma, com ligeiro aumento nas filas de supermercados e bombas de gasolina.

Algarve em Alerta Controlado com Aumento Temporário nas Filas

Loulé, Faro, 28 abr 2025 (Lusa) – A região do Algarve mantém um equilíbrio, apesar do recente corte de energia que se estendeu pela Península Ibérica e parte do território francês. António Miguel Pina, presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Algarve e também da Câmara de Olhão, referiu que se observa apenas um pequeno aumento no fluxo de pessoas nos supermercados – com um deles já encerrado – e nas bombas de gasolina.

Após o início do “apagão”, o Comando Regional de Operações do Algarve reuniu-se para avaliar a situação e identificou três pontos de intervenção prioritários. Em primeiro lugar, o Hospital de Faro necessita de reabastecer o seu gerador com combustível até ao final do dia, contando com dois veículos para o abastecimento, incluindo o de Portimão.

Em segundo lugar, verificou-se uma certa incapacidade de fornecimento por parte da Águas do Algarve. Por fim, foram mobilizados esforços para instalar dois geradores na Vila de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, garantindo o contínuo abastecimento de água à população local.

O Aeroporto Internacional de Faro opera normalmente, com um sistema autónomo suportado por geradores que lhe permite funcionar até cinco dias sem energia externa. Adicionalmente, a grande maioria das escolas do distrito manteve as suas atividades, assegurando inclusive o fornecimento do almoço aos alunos.

A REN – Redes Energéticas Nacionais informou que o restabelecimento da eletricidade será gradual, apesar de já ter havido a normalização em algumas zonas dos distritos do Porto e de Santarém, sem uma previsão exata para o serviço completo.

Tags:
#Algarve #Energia #Resiliência