Mundo

Acesso Negado: Congressistas de Nova Iorque Impedidos de Visitar Centro de Detenção

Três congressistas democratas de Nova Iorque não conseguiram entrar no MDC em Brooklyn, onde pretendiam inspecionar as condições de detenção de imigrantes.

06/08/2025 23:30
Acesso Negado: Congressistas de Nova Iorque Impedidos de Visitar Centro de Detenção

Três congressistas do Partido Democrata, Adriano Espaillat, Nydia Velázquez e Dan Goldman, encontraram-se hoje em dificuldades ao tentarem aceder ao Centro de Detenção Metropolitano (MDC), localizado em Brooklyn. O objetivo da visita era observar as condições sob as quais mais de 100 imigrantes estão detidos. Acompanhados por representantes da Coligação de Imigração de Nova Iorque (NYIC) e da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), os congressistas foram impedidos de entrar por agentes mascarados.

A NYIC denunciou na rede social X que os representantes do Congresso ficaram encurralados entre uma vedação e a instalação durante aproximadamente 30 minutos. O porta-voz de Espaillat sublinhou a gravidade da situação, afirmando: "Negar aos membros do Congresso o acesso a um centro de detenção federal é ultrajante e inaceitável." Espaillat, que lidera o 'caucus' hispânico, comprometeu-se a não tolerar tal falta de transparência, especialmente em relação à vida dos imigrantes detidos.

Em uma declaração conjunta, os congressistas destacaram o histórico de abusos e negligência daquela penitenciária, mencionando preocupações com cuidados médicos inadequados, temperaturas extremas e condições insalubres. Velázquez afirmou que é direito dos membros do Congresso realizar visitas sem aviso prévio, dada a gravidade das preocupações acerca do tratamento dos detidos.

O Centro de Detenção Metropolitano é conhecido por albergar réus de alto perfil, incluindo o rapper Sean Combs, e também serve como uma instalação para muitos imigrantes sob as políticas de deportação em massa do ex-Presidente Donald Trump.

#DireitosHumanos #TransparênciaJá #ImigraçãoÉHumanidade