Seis vítimas mortais em recentes bombardeamentos israelitas no Líbano
Novos ataques aéreos israelitas no Líbano resultaram em pelo menos seis mortos e dez feridos, intensificando as tensões na região, apesar do cessar-fogo com o Hezbollah.

O Ministério da Saúde libanês confirmou esta manhã que pelo menos seis pessoas perderam a vida e dez ficaram feridas em dois bombardeamentos no leste do Líbano, realizados por forças israelitas, apesar do cessar-fogo em vigor.
Segundo o Centro de Operações de Emergência do ministério, o primeiro ataque na estrada de Masnaa provocou cinco mortos e diversos feridos. Adicionalmente, um segundo bombardeamento aéreo atingiu a cidade de Kfar Dan, na região de Baalbek, onde uma sexta vítima foi reportada.
Relatos de agências noticiosas indicam que um drone israelita também atacou um veículo nas proximidades da fronteira com a Síria, enquanto outros ataques aéreos na noite anterior resultaram na morte de um cidadão sírio em Deir al-Sheikh.
O Exército israelita afirmou que as operações se centraram em alvos relacionados com o Hezbollah e o Exército sírio, incluindo depósitos de armas e instalações de engenharia. Estes ataques ocorrem num contexto de crescente pressão sobre o Governo libanês para desarmar o Hezbollah, grupo de resistência xiita apoiado pelo Irão, que tem estado em conflito com Israel.
O Hezbollah, após ter sofrido perdas significativas no passado, acusou o Governo libanês de subserviência aos Estados Unidos, ameaçando continuar a sua luta desconsiderando decisões que visem o seu desarmamento. Em resposta, o Governo libanês denunciou a ingerênciairaniana nas suas políticas internas.
Apesar dos esforços iniciais para estabilizar a situação, Israel mantém a sua postura militar no sul do Líbano e deixou claro que poderá intensificar as suas operações se o Hezbollah não proceder ao seu desarmamento.