Diálogo entre Rússia e Índia em meio a tensões com os EUA
Vladimir Putin recebe conselheiro indiano, Ajit Doval, após imposição de tarifas por Washington sobre produtos da Índia, na sequência das compras de petróleo russo.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acolheu no Kremlin o conselheiro de Segurança Nacional da Índia, Ajit Doval. A visita, que ocorreu na noite de terça-feira, foi anunciada pelo Kremlin através de um comunicado breve.
Na quarta-feira, os Estados Unidos implementaram uma taxa de 50% sobre os produtos importados da Índia, expressando descontentamento com as compras contínuas de petróleo russo por Nova Deli, apesar das tensões provocadas pelo conflito na Ucrânia.
A Índia posiciona-se como o segundo maior comprador de petróleo russo, apenas atrás da China, e a economia russa depende amplamente das exportações de hidrocarbonetos, cuja receita sustenta a invasão da Ucrânia, iniciada em 2022.
Na semana passada, Doval também encontrou-se com Serguei Shoigu, secretário do Conselho de Segurança russo. Durante a sua estadia, mencionou possíveis datas para uma visita futura de Vladimir Putin à Índia, que estariam "quase definidas".
A visita de Doval a Moscovo acontece em conjunto com a deslocação do enviado dos Estados Unidos, Steve Witkoff, que conversou com Putin na quarta-feira.