A Câmara de Setúbal normalizou o fornecimento de água na maior parte do concelho, mas as zonas mais elevadas de Azeitão continuam a enfrentar demoras na reposição hídrica.
A Câmara de Setúbal informou que os sistemas de bombeamento estão a funcionar e a encher os depósitos, havendo normalização em quase todas as áreas do concelho. Contudo, as aldeias situadas em zonas elevadas do Azeitão ainda aguardam a reposição completa do abastecimento de água.
Segundo Paulo Piteira, administrador dos Serviços Municipalizados de Setúbal, “a demora na normalização nestas áreas deve-se, sobretudo, à altimetria elevada, que retarda o reabastecimento dos depósitos”.
O comunicado também referiu que o recente corte generalizado de eletricidade prejudicou a recolha de resíduos sólidos urbanos. A situação encontra-se agora em processo de regularização.
Em resposta ao apagão, que afetou Portugal e Espanha desde as 11:30 da segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, André Martins, convocou a Comissão Municipal de Proteção Civil para adotar medidas que garantam o funcionamento de serviços essenciais, nomeadamente os hospitais, e a gestão eficaz da reserva estratégica de combustíveis.
Estiveram presentes na reunião representantes dos serviços camarários, juntas de freguesia, bombeiros, PSP, GNR, Polícia Marítima, saúde pública e do Hospital de São Bernardo. O operador eletrotécnico E-Redes confirmou hoje que o fornecimento elétrico foi totalmente restabelecido e normalizado.