A UE congratulou o novo Papa, Leão XIV, esperando que a sua liderança fortaleça os valores globais e promova um mundo mais justo e pacífico.
A União Europeia (UE) expressou hoje a sua congratulação ao novo Papa, Leão XIV, e manifestou a esperança de que o seu pontificado seja uma fonte de "sabedoria e força" no cenário global.
No comunicado assinado pelos presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi destacado o desejo de que Leão XIV liderasse a "comunidade católica", inspirando o mundo com o seu compromisso com a paz e o diálogo.
"Estamos optimistas de que o Papa Leão XIV usará a sua influência na arena internacional para defender princípios comuns e fomentar a unidade, num esforço por um mundo mais solidário e equitativo", afirmaram Costa e von der Leyen.
O cardeal Robert Francis Prevost, natural de Chicago, foi escolhido hoje como papa pelos 133 cardeais que se encontravam em Roma, adoptando o nome de Leão XIV.
Os cardeais, reunidos na Capela Sistina, elegeram o 267.º bispo de Roma, dando continuidade à longa tradição da Igreja Católica, no segundo dia do conclave.
Robert Francis Prevost, de 69 anos, faz história por ser o primeiro norte-americano a assumir o cargo de Papa.