Auto

A Tesla inicia testes do seu serviço de robotáxis em Austin

A Tesla deu início aos testes do seu robotáxi em Austin, Texas, apesar das preocupações de segurança e da contestação popular. Por agora, o serviço é limitado e supervisionado.

23/06/2025 12:40
A Tesla inicia testes do seu serviço de robotáxis em Austin

Este domingo, 22 de junho, marcou o arranque oficial dos testes do tão aguardado serviço de táxis autónomos da Tesla na cidade de Austin, Texas. Após promessas feitas por Elon Musk, a marca lançou cerca de dez veículos Model Y, disponibilizando-os a passageiros pagantes, numa estreia que promete revolucionar o conceito de transporte urbano.

De acordo com a Reuters, estes modelos autónomos circularam pelas ruas de South Congress, sem ocupantes no banco do condutor, apenas com um operador a monitorizar a operação sentado na posição de 'pendura'. Este detalhe revela que, nesta fase inicial, os carros ainda requerem supervisão humana, mesmo que de forma reduzida.

Os testes, por enquanto, são restritos a um grupo seleto de influenciadores e uma área geográfica limitada. Em termos de custo, Elon Musk revelou na rede social X (anteriormente conhecido como Twitter) que a tarifa por viagem será de 4,20 dólares.

Elon Musk descreveu o novo modelo de monetização do serviço no mesmo vídeo, mencionando que a operação irá misturar características do Airbnb e do Uber: "Existirão alguns veículos pertencentes à Tesla, como um modelo Uber, enquanto os carros da frota de clientes poderão ser usados como no Airbnb, permitindo inclusões e exclusões conforme desejarem."

Com um otimismo contagiante, Musk parabenizou as equipas de design de software e dos chips de IA da Tesla pelo lançamento do robotáxi, sublinhando que este é o resultado de uma década de esforço e dedicação. O novo serviço poderá representar um pilar financeiro fundamental para o futuro da empresa, sendo baseado na tecnologia autónoma de nível 4, onde a condução é totalmente realizada pelo sistema, sem a presença de um condutor.

No entanto, a segurança do serviço suscita preocupações. Recentemente, o The Dawn Project denunciou um incidente em que um Model Y autónomo fez uma ultrapassagem perigosa a um autocarro escolar durante um teste, levando à colisão com um manequim.

Numa fase em que a Tesla se prepara para aumentar a operação do robotáxi em Austin, a resposta da comunidade tem sido de protesto. Neste momento, não existem regras que impeçam ou regulam veículos de condução autónoma na cidade, mas uma nova legislação aprovada na sexta-feira passada mudarão este cenário a partir de 1 de setembro, exigindo licenças de operação e permitindo a suspensão das mesmas se os serviços forem considerados uma ameaça à segurança pública.

#Tesla #Robotáxi #InovaçãoAutomóvel