17 pessoas desaparecidas após deslizamento na região fronteiriça entre a China e o Nepal
Um deslizamento de terra em Gyrong deixou 17 desaparecidos, incluindo 11 na China e 6 trabalhadores nepaleses. Equipes de emergência estão a realizar buscas na região.

Um grave deslizamento de terra ocorreu às 05h00 locais (22h00 de segunda-feira, em Lisboa) no posto fronteiriço montanhoso de Gyrong, localizado entre a China e o Nepal. De acordo com informações da agência noticiosa oficial Xinhua, pelo menos 17 pessoas estão atualmente desaparecidas.
Dentre os desaparecidos, 11 encontravam-se do lado chinês da fronteira, enquanto as restantes seis eram trabalhadores da construção civil de nacionalidade chinesa que se achavam em terreno nepalês. As autoridades referem que as equipas de emergência já iniciaram operações de busca e salvamento na cidade de Xigaze, na Região Autónoma do Tibete.
É importante destacar que este deslizamento acontece na sequência de outro incidente semelhante na província central de Sichuan, ocorrido no passado sábado, que resultou em três mortes e duas pessoas desaparecidas.
A China tem enfrentado, nos últimos verões, uma série de fenómenos climáticos extremos, que têm gerado milhares de deslocados e prejuízos significativos, somando milhões de euros devido a chuvas intensas e inundações que afetaram várias regiões do país.