Mundo

Zelensky elogia decisão "transcendental" dos EUA sobre segurança

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, qualificou como "transcendental" a recente decisão dos Estados Unidos em oferecer garantias de segurança à Ucrânia antes do encontro com Donald Trump.

17/08/2025 19:35
Zelensky elogia decisão "transcendental" dos EUA sobre segurança

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descreveu como transcendental a escolha dos Estados Unidos de disponibilizar garantias de segurança para a Ucrânia, tendo como objetivo encerrar o conflito com a Rússia. A declaração foi feita através das redes sociais, após a sua participação numa reunião por videoconferência da "Coligação dos Dispostos", que une os aliados de Kyiv.

"É realmente um passo significativo que os Estados Unidos estejam dispostos a contribuir para as garantias de segurança da Ucrânia", referiu Zelensky, enfatizando que estas devem ser práticas, assegurando proteção em terra, no ar e no mar, e que devem ser formuladas com a inclusão da Europa.

A conferência dos aliados da Ucrânia teve lugar na véspera da reunião de Zelensky com o Presidente norte-americano Donald Trump na Casa Branca. O líder ucraniano será acompanhado por representantes da referida coligação, incluindo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e os chefes de Estado de França, Reino Unido, Alemanha, Finlândia e Itália, além do secretário-geral da NATO.

O objetivo da visita a Washington é receber informações de primeira mão sobre as conclusões do encontro entre Trump e o Presidente russo Vladimir Putin, que aconteceu no Alasca. O encontro entre os dois líderes terminou sem alcançar um acordo de cessar-fogo na Ucrânia, algo que Trump havia almejado. Kyiv tem reiterado a importância de um cessar-fogo como condição para avançar nas negociações de paz com Moscovo.

Após a reunião, o Presidente dos EUA começou a defender um acordo de paz como solução para o conflito que começou com a invasão russa em fevereiro de 2022.

#Ucrânia #SegurançaGlobal #PazAgora