Mundo

Zelensky apela ao Papa Leão XIV para mediador na busca pela paz

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou a sua esperança de que o Vaticano organize um encontro de alto nível visando o término do conflito na Ucrânia.

há 7 horas
Zelensky apela ao Papa Leão XIV para mediador na busca pela paz

Volodymyr Zelensky, o Presidente da Ucrânia, foi recebido hoje por Papa Leão XIV na residência de verão papal em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma. Após a audiência, Zelensky manifestou a sua expectativa de contar com a ajuda do Vaticano para organizar uma reunião de alto nível com os líderes mundiais, com o objetivo de encerrar a guerra que afecta a Ucrânia.

"A paz é o que mais desejamos e contamos com a intervenção do Vaticano para facilitar esta reunião", declarou o líder ucraniano. Este foi o segundo encontro oficial entre Zelensky e o Papa, após a cerimónia de início do pontificado de Leão XIV, em maio.

Agradecendo ao Papa pela audiência, Zelensky sublinhou a importância do envolvimento da Santa Sé na questão das crianças ucranianas que foram "raptadas" pela Rússia. "É uma preocupação significativa que o Papa abordou, e esperamos que se encontre uma solução para este problema", enfatizou.

Em resposta, Leão XIV reafirmou a abertura do Vaticano para acolher diálogos entre a Rússia e a Ucrânia, conforme relatado em um comunicado oficial da Santa Sé. Durante a reunião de meia hora, os dois discutiram a situação do conflito e a necessidade urgente de processos de paz eficazes e sustentáveis.

O Papa expressou as suas condolências pelas vítimas da guerra e reiterou a sua solidariedade com o povo ucraniano, encorajando todas as iniciativas que visem a libertação de prisioneiros e a busca de soluções pacíficas.

Na próxima quinta-feira, Zelensky estará presente em Roma para co-presidir, junto com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, a 4ª Conferência Internacional sobre a Reconstrução da Ucrânia, que decorrerá na capital até sexta-feira. Hoje, o Presidente ucraniano ainda será recebido no Palácio do Quirinal pelo Presidente da Itália, Sergio Mattarella.

#PazNaUcrânia #MediaçãoVaticana #SolidariedadeUcraniana