Zango AI arrecada 4,1 milhões para diversificar operações no sector financeiro
A startup Zango AI, em colaboração com o Novobanco, levantou 4,1 milhões de euros para expandir a sua oferta de soluções de inteligência artificial para novas áreas no sector financeiro.

A Zango AI, uma inovadora startup associada ao Novobanco, conseguiu captar 4,1 milhões de euros com o intuito de fortalecer a sua equipa e alargar a sua presença para além da banca. Esta quantia será utilizada para desenvolver soluções de agentes de inteligência artificial em diversos sectores financeiros.
A empresa desenvolve uma ferramenta de conformidade regulatória que emprega inteligência artificial (IA) para otimizar processos como 'horizon scanning', identificação de lacunas e testes de controlo em instituições financeiras globais.
A ronda de investimento 'seed' foi liderada pela Nexus Venture Partners, uma prestigiada empresa de capital de risco, que gere mais de 2,3 mil milhões de euros. A Zango AI já está integrada em bancos de renome, como o Novobanco, que ocupa a quarta posição em Portugal e é um dos principais bancos na União Europeia e no Reino Unido. Além disso, a startup tem atraído o interesse de neobancos, entre os quais se destacam o Monzo e o Juni.
Segundo Ritesh Singhania, cofundador da Zango AI, "os nossos agentes de IA realizam uma monitorização contínua das atualizações regulatórias, identificando lacunas em tempo real e assegurando que as empresas estejam preparadas para auditorias, eliminando entraves operacionais e surpresas".
A tecnologia da Zango AI é capaz de treinar modelos de linguagem de grande escala (LLMs) adaptados a cada norma regulatória, tornando as práticas de conformidade tão simples quanto uma pesquisa.
Fundada em 2024 por Ritesh Singhania (anteriormente na ClearGlass) e Shashank Agarwal (ex-Third Watch), a Zango planeia usar os fundos angariados para expandir as suas equipas em Londres e Bangalore, bem como para o desenvolvimento de novos módulos de produto. A empresa pretende também diversificar a sua atuação para outros ramos dos serviços financeiros, como seguros e gestão de ativos.