Auto

Xiaomi avança com planos automóveis na Europa: SU7 Ultra já em testes

A Xiaomi prepara-se para entrar no mercado automóvel europeu com o SU7 Ultra, já a testar na Alemanha, marcando o início da sua internacionalização prevista para 2027.

há 5 horas
Xiaomi avança com planos automóveis na Europa: SU7 Ultra já em testes

A Xiaomi está a intensificar a sua estratégia de expansão para o sector automóvel, saindo da sua base na China. O modelo SU7 Ultra, já aprovado, começou a ser testado nas estradas europeias e circula com matrícula alemã.

Lu Weibing, presidente do Xiaomi Group, partilhou recentemente uma imagem do carro na plataforma Weibo, onde mencionou: "Realizei um 'test drive' do Xiaomi SU7 Ultra em Munique, na Alemanha. Este é o nosso primeiro veículo experimental registado na Europa".

A matrícula apresentada nas redes sociais tem um significado especial, começando com a letra 'M', em alusão ao logótipo da Xiaomi, e seguida pelos números SU7, correspondendo ao modelo do carro.

Os planos da empresa chinesa visam a internacionalização da sua linha automóvel em 2027, replicando o sucesso já obtido com os seus produtos eletrónicos, como smartphones e smartwatches.

Características do Xiaomi SU7 Ultra

O Xiaomi SU7 Ultra é um sedan de luxo, destacando-se pelo seu elevado desempenho e tecnologias inovadoras. Com três motores potentes, este veículo conta com uma bateria de alto desempenho, oferecendo 1.548 cv quando equipado com o Track Package, e é considerado "o sedan de quatro portas de produção em série mais rápido do mundo", alcançando uma velocidade máxima de 350 km/h. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é impressionante, realizando-se em apenas 1,98 segundos.

Recentemente, o modelo estabeleceu dois recordes no famoso circuito de Nürburgring Nordschleife: o de carro executivo elétrico mais rápido na pista (7m04,957s) e, na sua versão protótipo, ficou entre os três melhores tempos do circuito com 6m22,091s.

O SU7 Ultra está equipado com dois motores HyperEngine V8 e um motor V6, todos elétricos, com os V8 a alcançarem até 27.200 rotações por minuto. A bateria, otimizada para uso em pista, possui uma potência máxima de descarga de 1.330 kW e uma capacidade de 93,7 kWh, permitindo uma autonomia de até 630 km (ciclo CLTC).

O sistema de travagem é um dos mais avançados para um sedan, com discos frontais de carbocerâmica de 430 milímetros e pinças de alto desempenho da marca Akebono. O veículo também inclui molas de ar de dupla câmara e amortecedores adaptativos para um desempenho superior.

Com o Racing Package, o SU7 Ultra é equipado com amortecedores Bilstein Evo R, pastilhas de travão Endless, pneus Pirelli P Zero de quinta geração e jantes forjadas de 21 polegadas, além de detalhes em fibra de carbono nos arcos das rodas traseiras e tejadilho.

No interior, o carro apresenta um ecossistema inovador Human x Car x Home, com assistente de voz baseado em inteligência artificial, a app Racetrack Master, um head-up display, painel de instrumentos digitais e um ecrã central touchscreen.

Uma edição limitada do modelo, inspirada em Nürburgring, foi também anunciada, oferecendo características adicionais como capot e spoiler traseiro em fibra de carbono, e bancos traseiros substituídos por uma semi-roll cage, garantindo um visual ainda mais desportivo.

#XiaomiAutomobíles #SU7Ultra #InovaçãoEmMobilidade