xAI, a companhia de IA de Elon Musk, recruta para criar assistentes virtuais românticos
A empresa de IA xAI, de Elon Musk, apresentou novos avatares virtuais e prevê aumentar a oferta de personagens femininas, conhecidas como 'waifus', para o bot Grok.

A xAI, a empresa de Inteligência Artificial fundada por Elon Musk, fez uma grande revelação esta semana ao anunciar uma nova dupla de assistentes digitais, os avatares virtuais do bot de conversação conhecido como Grok. O foco da empresa para o futuro parece ser o alargamento da gama de opções, nomeadamente a criação de mais ‘waifus’ – uma designação que remete a personagens fictícias femininas com as quais os utilizadores podem desenvolver laços românticos.
O termo ‘waifu’, que deriva de uma adaptação da palavra inglesa ‘wife’ (esposa), foi referido numa das ofertas de emprego da xAI, onde se busca engenheiros e criadores de produto altamente talentosos dispostos a trabalhar na melhoria dos avatares em tempo real do Grok, descritos como os melhores do mundo.
Atualmente, o Grok já oferece um assistente virtual denominado Ani, um dos favoritos entre os utilizadores do X, que possui até um modo especial em que dança e usa lingerie quando solicitado.
Contudo, as inovações não vão restringir-se apenas a personagens femininas. Elon Musk anunciou recentemente o desenvolvimento de um avatar com um estilo que lembra personagens como Edward Cullen, do franchise ‘Crepúsculo’, e Christian Grey, de ‘As Cinquenta Sombras de Grey’. Este novo assistente, que se chamará Valentine, foi nomeado em homenagem ao protagonista do conhecido livro de Robert A. Heinlein, ‘Stranger in a Strange Land’.
Embora o Grok tenha cativado muitos fãs, a plataforma também tem enfrentado críticas, especialmente após ter sido acusado de disseminar conteúdos antissemitas e elogiar figuras controversas como Adolf Hitler. A xAI teve de intervir, eliminando postagens problemáticas e emitindo desculpas públicas, embora Elon Musk tenha atribuído a responsabilidade a manipulações realizadas pelos utilizadores do X.
Recentemente, foi emitida uma atualização para o Grok, corrigindo as suas referências e desvinculando-se das postagens do próprio Musk para evitar respostas a temas controversos.