Wall Street regista ganhos ignorando tensões políticas
Em mais um dia de negociação, a bolsa nova-iorquina valorizou-se, com os investidores desconsiderando os ataques de Trump ao banco central e focando nos resultados da Nvidia.

A sessão de hoje na bolsa de Nova Iorque terminou com uma nota positiva, com o índice Dow Jones Industrial Average a subir 0,3%, o Nasdaq a avançar 0,44% e o S&P500 a incrementar 0,41%.
Os investidores mostraram-se pouco afetados pelos mais recentes ataques do Presidente Donald Trump à governadora da Reserva Federal, Lisa Cook, como destacou Peter Cardillo da Spartan Capital Securities, em declarações à AFP: "O mercado parece ignorar a tentativa [de Trump] de a destituir."
Na passada segunda-feira à noite, Trump publicou uma carta em sua rede social informando que pretende destituir Cook, a primeira mulher afro-americana a ocupar tal posição. Trump alega que ela terá mentido para obter condições mais favoráveis em créditos imobiliários.
O advogado de Cook, Abbe Lowell, anunciou a intenção de contestar judicialmente esta decisão de Trump. Apesar deste desenvolvimento, os investidores mantém-se confiantes e "esperam que o comité da Fed tome uma postura mais acomodatícia, caso o Presidente consiga levar a cabo a sua intenção", comentou Jose Torres, da Interactive Brokers.
O presidente da Fed, Jerome Powell, tem revelado uma postura mais flexível, indicando abertura a um possível corte nas taxas de juro. Porém, Cardillo advertiu que se a Fed adotar uma abordagem demasiado relaxada, e a inflação começar a subir devido a tarifas alfandegárias, isso poderá criar um cenário complicado para o mercado.
No que diz respeito aos indicadores económicos, as encomendas de bens duradouros superaram as expectativas, animando os investidores. A bolsa está a preparar-se também para a divulgação do índice PCE, na próxima sexta-feira, que mede a evolução dos preços sob a ótica das despesas dos consumidores, um dado de grande importância para a Fed.
Além disso, na quinta-feira, será anunciada uma segunda estimativa do Produto Interno Bruto dos EUA relativa ao segundo trimestre. A Nvidia, líder em capitalização de mercado, divulgará os seus resultados na quarta-feira, após o encerramento do pregão, com grandes expectativas em torno do seu desempenho.
"Há uma onda de entusiasmo à volta da Nvidia", referiu Cardillo, acrescentando que "esperamos que este entusiasmo se justifique, pois, caso contrário, poderá representar um risco para o mercado." Os analistas projetam um aumento superior a 50% nas receitas da empresa no segundo trimestre.