Economia

Votação controversa na Fed: Membros próximos de Trump discordam da manutenção das taxas

Christopher Waller e Michelle Bowman, dois governadores da Fed aliados de Trump, votaram contra a decisão de manter as taxas de juros inalteradas na reunião de julho, gerando debate sobre a política monetária.

20/08/2025 23:07
Votação controversa na Fed: Membros próximos de Trump discordam da manutenção das taxas

Na última reunião da Reserva Federal (Fed), realizada em julho, dois dos doze membros do Conselho de Governadores, Christopher Waller e Michelle Bowman, expressaram a sua discordância ao votar contra a manutenção das taxas de juros. Ambos os governadores, próximos do antigo presidente Donald Trump, desejavam que o intervalo da taxa dos fundos federais fosse reduzido em um quarto de ponto percentual.

A ata divulgada hoje revela que, apesar da oposição de Waller e Bowman, "quase todos os participantes da reunião consideraram adequado manter o intervalo da taxa básica de juros entre 4,25% e 4,5%", levando a uma decisão unânime em não mexer nas taxas, ao contrário do que Trump desejava com uma redução.

Actualmente, a Casa Branca tem exercido pressão sobre o presidente da Fed, Jerome Powell, para que implemente uma política monetária mais flexível, que inclua uma possível redução das taxas de juros.

À medida que se inicia o simpósio anual da Fed em Jackson Hole, espera-se um discurso de Powell na sexta-feira que deverá lançar luz sobre a futura orientação da política monetária. A próxima reunião do banco central norte-americano está agendada para os dias 16 e 17 de setembro, altura em que analistas começam a prever a possibilidade de um corte nas taxas.

#PolíticaMonetária #TaxasDeJuros #Fed