Vitória dramática leva Itália às meias-finais do Europeu feminino
Um golo de Cristiana Girelli nos minutos finais garantiu à Itália a passagem às meias-finais do Europeu feminino, derrotando a Noruega por 2-1, nos quartos de final.

No último suspiro do encontro, Cristiana Girelli foi a heroína que colocou a Itália nas meias-finais do Europeu feminino, a decorrer na Suíça. A avançada, que já havia deixado a sua marca na fase de grupos contra Portugal, voltou a brilhar com uma exibição decisiva, apontando dois golos.
O primeiro ocorreu aos 50 minutos, quando Girelli abriu o marcador, e, em pleno minuto 90, selou a vitória com uma cabeçada fulminante, assegurando a passagem da sua equipa após um jogo intenso que terminou com um resultado final de 2-1.
Sofia Cantore foi uma das grandes assistentes da partida, contribuindo para ambas as jogadas que resultaram em golo. Por outro lado, a estrela da Noruega, Ada Hegerberg, teve um desempenho ambivalente. A vencedora da Bola de Ouro de 2018 falhou um penálti aos 60 minutos que poderia ter mudado o rumo do jogo, mas acabou por empatar a contenda seis minutos depois, auxilio de um erro defensivo da defesa italiana.
A Itália, que já tinha empatado com Portugal (1-1) e vencido a Bélgica (1-0) na fase de grupos, sofreu uma derrota para a favorita Espanha (3-1), mas conseguiu agora ultrapassar a Noruega e alcançar as meias-finais pela primeira vez desde 1997, momento que lhes traz recordações amargas de duas finais perdidas, uma delas contra as nórdicas em 1993.
A Noruega, apesar de ter vencido os três jogos da fase de grupos, não alcança as meias-finais desde 2013, prolongando a sua busca por um terceiro título europeu obtido anteriormente em 1987 e 1993.
Com o acesso às meias-finais garantido, a selecção italiana agora espera pelo seu adversário, que será decidido no embate entre a Suécia e a actual campeã, Inglaterra, a realizar-se na quinta-feira.