País

Visita do Presidente da Guiné-Bissau à CPLP em Lisboa é adiada

Umaro Sissoco Embaló, presidente da Guiné-Bissau, não vai realizar a esperada visita à sede da CPLP em Lisboa. A decisão acontece após a expulsão de jornalistas do país.

há 2 horas
Visita do Presidente da Guiné-Bissau à CPLP em Lisboa é adiada

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, adiou a visita que estava programada para segunda-feira à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), localizada em Lisboa. A informação foi confirmada por uma fonte oficial da CPLP. A Guiné-Bissau, que atualmente exerce a presidência da organização desde a cimeira realizada em 18 de julho na sua capital, tinha agendado uma recepção solene pela secretária-executiva, embaixadora Maria de Fátima Jardim, e pelos representantes permanentes dos Estados-Membros.

Por outro lado, o Governo da Guiné-Bissau decidiu expulsar as delegações da agência Lusa, da RTP e da RDP, interrompendo as suas emissões de forma imediata e ordenando que os jornalistas abandonem o país até terça-feira. Não foram apresentadas justificações para esta medida.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português expressou o seu repúdio pela expulsão, considerando-a "altamente censurável e injustificável", e anunciou que irá solicitar esclarecimentos ao Governo guineense.

#CPLP #GuinéBissau #LiberdadeDeImprensa