Governo expressa pesar pela primeira vítima dos incêndios e apela à calma
A morte de um ex-autarca nos incêndios foi lamentada pelo Governo, que pediu à população para manter a serenidade durante a intensidade do combate às chamas nos próximos dias.

O Governo manifestou hoje o seu pesar pela morte do ex-autarca de Vila Franca do Deão, Carlos Dâmaso, a primeira vítima mortal dos incêndios que têm afetado o concelho da Guarda. Em declarações à imprensa, após a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, o secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, enviou condolências à família da vítima.
Rui Rocha enfatizou a necessidade de serenidade, afirmando que os próximos dias continuarão a ser marcados por um combate intenso às chamas. "Só na próxima terça-feira poderemos ter uma janela de oportunidade", manifestou, alertando para a grande responsabilidade que recai sobre todos os portugueses neste esforço.
O Governante sublinhou que "todos estamos convocados para este grande desafio" e enfatizou a importância de garantir a proteção das pessoas e dos seus bens, o que considera ser o maior dever de um governo.