Mundo

Visita da Presidente namibiana a Angola enfatiza laços históricos

há 4 horas

Netumbo Nandi-Ndaitwah inicia hoje uma visita de dois dias a Angola, reforçando relações bilaterais e a colaboração em áreas chave como comércio e recursos naturais.

Visita da Presidente namibiana a Angola enfatiza laços históricos

A Presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, chegou hoje a Angola, dando início a uma visita de trabalho que se estenderá por dois dias. Este é o primeiro encontro oficial com o Presidente angolano, João Lourenço, desde que Nandi-Ndaitwah assumiu a liderança do seu país, a 21 de março.

De acordo com uma publicação na página oficial da presidência namibiana na rede social X, esta visita “reforça a amizade, solidariedade e cooperação histórica” entre as duas nações, fundamentadas numa “história comum, na unidade regional e nos interesses socioeconómicos compartilhados”.

Durante esta deslocação, serão exploradas oportunidades para expandir as relações bilaterais e comerciais, visando o benefício de ambos os países. Os laços entre Angola e Namíbia têm raízes na luta pela independência namibiana, alcançada em 1990, com o apoio de Angola durante a guerra civil que cessou em 2002.

Na época, Angola apoiava a SWAPO (Organização do Povo do Sudoeste Africano) na sua luta contra a ocupação sul-africana, enquanto lidava com a UNITA, um movimento rebelde angolano. A Presidente Nandi-Ndaitwah, membro da SWAPO, é a primeira mulher a liderar a Namíbia, cuja organização governou desde a independência.

O gabinete da Presidente namibiana espera que a visita fomente ainda mais os laços bilaterais e acelere a colaboração em áreas estratégicas, como agricultura, comércio e exploração de petróleo e gás.

A Namíbia tem concentrado esforços na exploração de suas reservas de recursos energéticos, atraindo o interesse de várias multinacionais, entre elas a Galp, que já realizou perfuração em cinco poços em menos de um ano e planeia investir 155 milhões de euros neste ano.

Tags:
#Namíbia #Angola #CooperaçãoÁfrica