Mundo

Vídeo do Hamas mostra reféns à véspera de protesto em Telavive

há 3 horas

O Hamas lançou um vídeo com dois reféns israelitas antes da manifestação das famílias em Telavive, destacando o apelo à paz e a crítica ao governo de Netanyahu.

Vídeo do Hamas mostra reféns à véspera de protesto em Telavive

O Hamas divulgou hoje um vídeo que mostra dois reféns israelitas, Elkana Bohbot e Yosef-Haim Ohana, que se encontram em cativeiro na Gaza desde outubro de 2023. As imagens foram publicadas poucas horas antes de uma manifestação semanal das famílias dos reféns, que se vai realizar em Telavive, exigindo a sua libertação.

No vídeo, Ohana, que aparece visivelmente aflito, apela ao cessar-fogo e critica o Governo de Benjamin Netanyahu, afirmando que este "tem sangue nas mãos". Bohbot, que também aparece nas imagens, está deitado ao lado de Ohana, aparentando debilidade e, segundo o próprio Ohana, tem tentado autoagredir-se.

Durante a gravação, Ohana menciona recentes cartas de reservistas da Força Aérea israelita que pedem a suspensão das hostilidades, assim como comentários da mulher de Netanyahu, Sara, que sugere que restam menos de 24 reféns vivos. Tal indicação sugere que o vídeo pode ter sido gravado nas últimas semanas.

Até agora, as estimativas do exército israelita indicam que pelo menos 24 dos 59 reféns retidos pelo Hamas ainda estão vivos, em contraste com declarações do Presidente norte-americano, Donald Trump, que na terça-feira afirmou que apenas 21 continuam com vida.

A manifestação semanal, organizada pelo Fórum de Famílias de Reféns e Pessoas Desaparecidas, está agendada para começar às 20h00 locais (17h00 em Lisboa).

Tags:
#LiberdadeParaOsReféns #PazNaGaza #VozeFamilia