Mundo

Trump afirma que europeus participarão nas discussões de paz com Putin

Durante uma cimeira em Anchorage, o Presidente dos EUA, Donald Trump, enfatizou a importância do envolvimento europeu nas negociações de cessar-fogo na Ucrânia com a Rússia.

há 2 horas
Trump afirma que europeus participarão nas discussões de paz com Putin

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou hoje que os líderes europeus não têm autoridade para lhe dictar diretrizes, mas confirmou que estarão presentes nas negociações para uma possível trégua na Ucrânia, em conversas com o Presidente russo, Vladimir Putin.

A cimeira, que ocorre em Anchorage, visa alcançar um cessar-fogo imediato entre Kyiv e Moscovo. Trump expressou a sua expectativa ao afirmar: "Não sei se conseguiremos isso hoje, mas ficaria desiludido se não fosse o caso".

O chefe de Estado norte-americano reiterou que não irá negociar em nome da Ucrânia, mas que o seu papel será assegurar que as partes se reúnem para pôr fim aos conflitos.

Em relação ao desenrolar da cimeira, Trump manifestou esperança de que os acontecimentos se desenrolem "muito bem", embora tenha alertado que, se a situação não for satisfatória, ele abandonará rapidamente as negociações.

Na quarta-feira, Trump teve uma reunião virtual com os líderes europeus, convocada pelo chanceler alemão, Friedrich Merz. Estiveram presentes, entre outros, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, para alinhar uma abordagem unida frente a Putin.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, revelou que Trump assegurou aos europeus que apenas Zelensky terá a palavra quando se tratar de negociar potenciais concessões territoriais da Ucrânia, algo que Moscovo tem obtido desde o início, mas que Kyiv tem rejeitado.

Trump deixou em aberto a possibilidade de uma nova cimeira, que incluiria também Zelensky, prometendo manter os aliados europeus informados sobre os resultados das discussões desta sexta-feira com Putin.

O encontro privado entre Trump e Putin está agendado para as 11h30 locais (20h30 em Portugal continental), seguido de uma reunião mais ampla com as delegações dos dois países, culminando em uma conferência de imprensa conjunta.

#PazNaUcrânia #TrumpEPutin #DiplomaciaEuropeia